ESG: entenda a sua importância e como ser um profissional da área

Design sem nome (9)

ESG, já ouviu falar? Com tantos avanços da tecnologia, a sociedade está em constante mudança. Portanto, quem não acompanhar essas tendências pode ficar para trás. O conceito é importante para que as empresas possam sobreviver no curto, médio e longo prazos.

Mas você sabe o que significa a sigla e como essa agenda pode ser implementada para mostrar o compromisso da empresa com questões socioambientais? Neste post, vamos explicar o que essa sigla significa, sua importância e como é ser um profissional da área.

Confira!

Aproveite e conheça o MBA Gestão, Licenciamento e Zoneamento Ambiental.

O que é ESG?

ESG: o que significa e sua importância para as empresas

ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance, que foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante um evento que reuniu instituições financeiras de vários países.

A proposta do conceito é definir vários critérios e ações que devem ser colocados em prática para solucionar problemas envolvendo os três tópicos.

Cada letra tem um significado prático:

  • Environmental (ambiental): a letra E diz respeito às práticas organizacionais em relação à conservação do meio ambiente, ou seja, sua atuação sobre assuntos como poluição do ar e água, aquecimento global, desmatamento, emissão de carbono, entre outros;
  • Social: o S representa a forma como a empresa lida com as pessoas, tanto no caso dos colaboradores quanto da comunidade ao seu entorno. Aqui, são considerados aspectos como proteção de dados dos clientes, remuneração da equipe, diversidade, respeito à legislação trabalhista etc.;
  • Governance (governança): a letra G tem relação com a administração da organização e sua conduta corporativa, abrangendo a relação com governos e acionistas, políticas anticorrupção e a existência de um canal de denúncias.

De forma mais prática, a proposta é melhorar aspectos, tais como:

  • construir mercados financeiros mais fortes e resilientes;
  • contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade;
  • entender e compreender os impactos nos stakeholders;
  • melhorar a confiança do mercado nas instituições financeiras.

Por que as empresas precisam de um profissional ESG?

Pouca oferta e muita demanda fazem com que a área ofereça altas remunerações, com salários que podem chegar, em média, aos RS 20 mil mensais. 

O desenvolvimento da humanidade tem custado caro no que diz respeito aos impactos ambientais causados ao longo do tempo.  

Hoje em dia está mais do que claro, que, diversas atividades humanas têm atingido a biodiversidade, seja de flora ou fauna, e até mesmo o clima.  

Por esses motivos, ter um profissional com carreira em ESG é mais que uma tendência, é uma necessidade cada vez mais urgente dentro das empresas, principalmente as de grande porte. 

Esse especialista irá adequar todos os processos da organização a uma cultura de respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade de uma forma geral.  

A carreira em ESG está em alta, mas, ao mesmo tempo, sofre com um grande déficit de mão de obra qualificada.

Apesar de estar sendo muito comentada como uma ótima oportunidade, a carreira em ESG enfrenta um déficit de mão de obra qualificada.

Grande parte dos fatores que levam a essa realidade têm relação com a alta escolaridade exigida daqueles que vão ocupar os cargos.
Porém, longe de ser um impeditivo, essas constatações devem servir de incentivo para jovens que estão buscando uma carreira para seguir.

A carreira em ESG é um raro exemplo de carreira profissional que satisfaz os seus profissionais em todos os sentidos, além de ser uma área de importância ímpar para o futuro do planeta e a sobrevivência da humanidade a longo prazo.

FONTE: BSSPCE

Mais postagens